Como é o tratamento da Pseudomixoma Peritoneal

A primeira questão a ser entendida é que a base do tratamento do pseudomixoma peritoneal é a cirurgia.

Com exceção de raras situações, a quimioterapia tradicional endovenosa (infundida na veia) não faz parte da terapia.

Não está indicada quimioterapia antes da cirurgia – chamada quimioterapia neoadjuvante – assim como não há necessidade de quimioterapia após a cirurgia – chamada de adjuvante.
Agendar Consulta

Pseudomixoma peritoneal tem cura?

Sim. A maioria dos pacientes com pseudomixoma são curados com a cirurgia de Citorredução Máxima com HIPEC, se tratados adequadamente.

Pseudomixoma peritoneal – A cirurgia

A técnica cirúrgica utilizada no tratamento é a chamada Citorredução Máxima com HIPEC – sigla em inglês que significa “quimioterapia hipertérmica intraperitoneal”.

A primeira e mais longa fase do procedimento consiste na retirada completa de todos os focos de doença visíveis ao olho nu. Já que peritônio reveste quase todos os órgãos do abdômen, a retirada dos focos de tumor pode envolver uma cirurgia muito extensa, operando-se virtualmente todos os órgãos.

Somente as regiões comprometidas do peritônio são operadas. As regiões sadias são deixadas intactas. Esta é uma cirurgia que tem de ser o mais conservadora possível. O cirurgião faz o máximo esforço para preservar a maior parte dos órgãos.

Ao final desta fase da cirurgia, o cirurgião precisa olhar para o abdômen e não encontrar mais nenhum foco de doença visível. Em situações especiais, podem ser deixados pequenos focos de 1-2 milímetros, que serão tratados com a quimioterapia hipertérmica.

HIPEC – Quimioterapia hipertérmica intraperitoneal

A quimioterapia hipertérmica intraperitoneal é uma aplicação de quimioterapia em alta concentração, aquecida a uma temperatura entre 41 e 43 graus Celsius, a depender do protocolo utilizado.

A vantagem de se aplicar a quimioterapia diretamente dentro do abdômen, e não na veia, é que os focos de tumor que sobreviveram à fase de Citorredução, aqueles focos praticamente invisíveis ao olho nu, são colocados diretamente em contato com a quimioterapia.

A penetração do medicamento no tumor é muito mais efetiva do que seria com a aplicação endovenosa. O aumento da temperatura para 43 graus, aumenta ainda mais o efeito, tornando a quimioterapia ainda mais tóxica para o tumor.

Após o final da fase de Citorredução, o HIPEC é aplicado por 30 a 90 minutos, novamente a depender do protocolo.

Finalizado o HIPEC, o cirurgião termina a cirurgia, fecha o abdômen, e o paciente é encaminhado à UTI.

BLOG

CONFIRA NOSSOS ÚLTIMOS ARTIGOS

O pseudomixoma é considerado câncer?
Esta é uma dúvida muito comum. O termo “câncer” se refere aos tumores malignos, que têm um comportamento muito distinto dos tumores benignos, estes últimos tratados com mais facilidade. O pseudomixoma peritoneal é uma condição rara que muitas vezes causa confusão entre pacientes e até ...
Leia mais
O peritônio explicado: entendendo esta importante parte do seu corpo
Quando falamos sobre nossa saúde, frequentemente nos concentramos em órgãos como o coração e o cérebro. Porém, há partes do nosso corpo igualmente importantes e menos conhecidas, como o peritônio. Este artigo visa esclarecer o que é o peritônio, suas funções vitais e como doenças como ...
Leia mais
Pseudomixoma peritoneal: uma jornada rumo à cura
A resposta curta para a pergunta “O pseudomixoma peritoneal tem cura?” é um retumbante sim. A jornada para a cura A cura para o pseudomixoma peritoneal é possível através de um procedimento cirúrgico conhecido como Citorredução Máxima com HIPEC (Hyperthermic Intraperitoneal Chemotherapy)...
Leia mais
O pseudomixoma é uma doença comum?
O pseudomixoma peritoneal é uma doença extremamente rara, com uma incidência anual estimada em 1/1.000.000, ou seja, cada um milhão de pessoas, em um ano apenas uma terá pseudomixoma. Para colocar isso em perspectiva, doenças como o câncer colorretal e a colelitíase (cálculos na vesícula b...
Leia mais
VER TODOS
Para mais informações sobre consultas e cirurgias, entre em contato com nossa equipe!

Agendar consulta
desenvolvido com coração por evonline Pseudomixoma Peritoneal © 2025