
O peritônio é a membrana que reveste a parte interior do abdômen e todos os órgãos que estão localizados nessa região do corpo. Quando um tumor mucinoso se desenvolve no peritônio, a doença é chamada de Pseudomixoma Peritoneal.
Continue a leitura para saber mais sobre o que é essa doença e como a Mucocele Apendicular pode causar Pseudomixoma Peritoneal:
Trata-se de um tipo raro de tumor, que tem como principal característica o acúmulo de mucina (uma espécie de muco ou gelatina) no abdômen, gerada por tumores conhecidos como mucinosos.
O Pseudomixoma Peritoneal pode ser causado por alguns fatores, sendo o tumor no apêndice cecal a principal causa.
A mucocele apendicular é a dilatação que ocorre no apêndice, causada por um acúmulo de muco. Essa condição acontece por conta da existência de um tumor dentro das paredes do apêndice, que vão se tornando cada vez mais finas ao passo que o acúmulo de secreção mucóide aumenta e a dilatação do órgão se torna cada vez maior.
Quando a mucocele de apêndice não é tratada ocorre a perfuração do apêndice, por conta dessa dilatação que afina as paredes do órgão.
O resultado dessa perfuração é a circulação da mucina e das células tumorais pela região abdominal, causando o acúmulo de mucina chamado de Pseudomixoma Peritoneal. Portanto, o Pseudomixoma Peritoneal é, em si, uma complicação da Mucocele Apendicular.
Para os casos operáveis, o tratamento para a cura do Pseudomixoma Peritoneal acontece através da realização de cirurgia para realizar a retirada dos tumores que são visíveis a olho nu, seguida de uma aplicação de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal, conhecida como HIPEC, que ocorre diretamente na região abdominal para atingir os focos de tumor de forma mais efetiva.
A cirurgia de citorredução é realizada através da realização de um corte (laparotomia) na região abdominal, e possui duração de cerca de 12h. Apesar de ser um dos maiores procedimentos da área cirúrgica, a citorredução apresenta risco de morte menor do que 5% quando realizada em centros com muita experiência.
Então, sim, o Pseudomixoma Peritoneal tem cura. E apesar de ser uma doença rara, existem equipes médicas especializadas, que estão preparadas para realizar o tratamento específico em seus pacientes. Para saber mais informações, entre em contato.
