
Esta é uma dúvida muito comum. O termo “câncer” se refere aos tumores malignos, que têm um comportamento muito distinto dos tumores benignos, estes últimos tratados com mais facilidade.
O pseudomixoma peritoneal é uma condição rara que muitas vezes causa confusão entre pacientes e até mesmo alguns profissionais da saúde.
O pseudomixoma peritoneal, que significa o acúmulo de mucina (uma espécie de gelatina) no abdômen, normalmente se origina de um tumor do apêndice.
A mucina é uma substância gelatinosa que pode se espalhar pelo interior da cavidade abdominal, levando à formação de massas e ao aumento do abdômen.
A maioria desses tumores são benignos e são denominados “neoplasia mucinosa de baixo grau” ou “neoplasia mucinosa de alto grau”, dependendo das características celulares observadas ao microscópio.
Esses tumores, apesar de benignos, podem se disseminar pelo abdômen e causar um pseudomixoma. A disseminação ocorre devido à ruptura do tumor inicial, liberando mucina na cavidade abdominal.
Esta mucina pode aderir a diversas superfícies dentro do abdômen, como o peritônio, que é a membrana que reveste internamente a cavidade abdominal e recobre os órgãos nela contidos.
Leia também: O pseudomixoma é uma doença comum?
Apesar de parecer estranho, a maioria dos pseudomixomas não é câncer, mas sim a disseminação muito especial de um tipo de tumor benigno do apêndice.
Esta condição, apesar de benigna, pode ser bastante séria, pois a mucina pode causar complicações como obstruções intestinais e dificuldades respiratórias devido ao aumento de volume abdominal.
O tratamento envolve a remoção cirúrgica da mucina e do tecido afetado, seguido de quimioterapia intraperitoneal para eliminar quaisquer células tumorais remanescentes.
Claro que existem exceções. Cerca de 20% dos casos de pseudomixoma são causados por “adenocarcinomas do apêndice”, que são tumores malignos – um câncer. Os adenocarcinomas são tumores que têm a capacidade de invadir tecidos próximos e se espalhar para outras partes do corpo (metástase).
Mesmo assim, apesar da relativa maior gravidade, a doença continua sendo tratada como pseudomixoma, e, com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, há uma alta chance de cura.

Dia 17 de fevereiro de 2025 fui internada pra fazer uma cirurgia de endometriose, chegando na sala de cirurgia quando o cirugião passou a câmera cirurgia por vídeo, viu que eu tinha um tumor mucinoso no apêndice, que já tinha comprometido meu ovario direito ,apêndice e trompas, tudo isso foi retirado e partes do peritonio mandou pra biospcia estou no aguardo,terei q fazer quimioterapia?
Olá, tudo bem?
Agradecemos seu comentário. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe que estaremos prontos para te atender!
Olá, boa tarde! Fui diagnóstica em 2007, fiz tratamento convencional.2010 veio recidiva, fiz o tratamento de cirurgia com quimio dentro do abdômen, graças a Deus, estou curada. mas tenho uma dúvida, posso fazer suplementação de vitaminas, ácido fólico e outros normais?
Olá, tudo bem?
Agradecemos seu comentário. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe que estaremos prontos para te atender!