O pseudomixoma é considerado câncer?

O pseudomixoma é considerado câncer
30 de julho de 2024

Esta é uma dúvida muito comum. O termo “câncer” se refere aos tumores malignos, que têm um comportamento muito distinto dos tumores benignos, estes últimos tratados com mais facilidade.

O pseudomixoma peritoneal é uma condição rara que muitas vezes causa confusão entre pacientes e até mesmo alguns profissionais da saúde.

O que é o Pseudomixoma?

O pseudomixoma peritoneal, que significa o acúmulo de mucina (uma espécie de gelatina) no abdômen, normalmente se origina de um tumor do apêndice.

A mucina é uma substância gelatinosa que pode se espalhar pelo interior da cavidade abdominal, levando à formação de massas e ao aumento do abdômen.

A maioria desses tumores são benignos e são denominados “neoplasia mucinosa de baixo grau” ou “neoplasia mucinosa de alto grau”, dependendo das características celulares observadas ao microscópio.

Esses tumores, apesar de benignos, podem se disseminar pelo abdômen e causar um pseudomixoma. A disseminação ocorre devido à ruptura do tumor inicial, liberando mucina na cavidade abdominal.

Esta mucina pode aderir a diversas superfícies dentro do abdômen, como o peritônio, que é a membrana que reveste internamente a cavidade abdominal e recobre os órgãos nela contidos.

Leia também: O pseudomixoma é uma doença comum?

Entendendo as complicações e o tratamento

Apesar de parecer estranho, a maioria dos pseudomixomas não é câncer, mas sim a disseminação muito especial de um tipo de tumor benigno do apêndice.

Esta condição, apesar de benigna, pode ser bastante séria, pois a mucina pode causar complicações como obstruções intestinais e dificuldades respiratórias devido ao aumento de volume abdominal.

O tratamento envolve a remoção cirúrgica da mucina e do tecido afetado, seguido de quimioterapia intraperitoneal para eliminar quaisquer células tumorais remanescentes.

agendar consulta com especialistas em pseudomixoma

Claro que existem exceções. Cerca de 20% dos casos de pseudomixoma são causados por “adenocarcinomas do apêndice”, que são tumores malignos – um câncer. Os adenocarcinomas são tumores que têm a capacidade de invadir tecidos próximos e se espalhar para outras partes do corpo (metástase).

Mesmo assim, apesar da relativa maior gravidade, a doença continua sendo tratada como pseudomixoma, e, com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, há uma alta chance de cura.

DR. ANDREA PETRUZZIELLO
Dr. Andrea Petruzziello
Dr. Andrea Petruzziello é portador dos registros CRM-SP 187783 e CRM-PR 26107, é um Cirurgião Oncológico especializado em cirurgia de peritônio, fígado, vias biliares e pâncreas. Ele atua como Coordenador do Grupo de Oncologia Peritoneal e possui formação avançada em sua área, tendo se especializado pelo Instituto do Câncer de Montpellier e pelas Universidades Paris-SUD, Paris-Diderot e Lyon-1, na França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “O pseudomixoma é considerado câncer?”

  1. Dia 17 de fevereiro de 2025 fui internada pra fazer uma cirurgia de endometriose, chegando na sala de cirurgia quando o cirugião passou a câmera cirurgia por vídeo, viu que eu tinha um tumor mucinoso no apêndice, que já tinha comprometido meu ovario direito ,apêndice e trompas, tudo isso foi retirado e partes do peritonio mandou pra biospcia estou no aguardo,terei q fazer quimioterapia?

  2. Olá, boa tarde! Fui diagnóstica em 2007, fiz tratamento convencional.2010 veio recidiva, fiz o tratamento de cirurgia com quimio dentro do abdômen, graças a Deus, estou curada. mas tenho uma dúvida, posso fazer suplementação de vitaminas, ácido fólico e outros normais?

Agendar consulta
desenvolvido com coração por evonline Pseudomixoma Peritoneal © 2025